Google paga ‘enormes somas’ para ter domínio no mercado

O Google paga bilhões de dólares todos os anos à Apple, à Samsung e a outras empresas de tecnologia para manter ilegalmente seu lugar como o mecanismo de busca número 1, informou, na quinta-feira 22, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ).
Kenneth Dinzter, advogado do DOJ, não divulgou quanto o Google gasta para ser o mecanismo de busca padrão na maioria dos navegadores e em todos os telefones celulares dos EUA, mas descreveu os pagamentos como “números enormes”.
“O Google investe bilhões em inadimplência, sabendo que as pessoas não vão mudá-los”, disse Dintzer, durante audiência em Washington. “Eles estão comprando exclusividade porque isso é muito importante.”
Os contratos do Google formam a base do processo antitruste histórico do DOJ, que alega que a empresa tentou manter seu monopólio de busca on-line e violou leis antitruste. Procuradores-gerais estaduais estão entrando com um processo antitruste paralelo contra o gigante de buscas.
O processo antitruste do Google, aberto nos últimos dias do governo de Donald Trump, foi o primeiro grande esforço de Washington para controlar o poder dos gigantes de tecnologia, que continua sob a administração do presidente Joe Biden.
John Schmidtlein, advogado do Google, disse que o DOJ e os Estados não entendem o mercado e não concentram seus esforços em rivais de mecanismos de busca menores, como Bing e DuckDuckGo.
Fonte Revista Oeste