Uso de Rivotril na Argentina dispara, e farmácias enfrentam escassez

A pandemia de covid-19 e a crise econômica aumentaram o uso de Rivotril na Argentina em quase 5%. Há alguns meses, contudo, o remédio desapareceu das gôndolas e sites de farmácias do país, gerando pânico nas pessoas, informou o jornal La Nacion, em reportagem publicada na quinta-feira 11.
Conforme a notícia, atualmente, pouco mais de 5 milhões de pessoas fazem uso do Rivotril na Argentina, quantidade considerada muito alta para as autoridades sanitárias do país, que tem 46 milhões de habitantes.
O La Nacion mostrou ainda que o Rivotril foi muito prescrito durante a pandemia em virtude dos inúmeros ataques de pânico e transtornos de ansiedade. O medicamento se tornou comum entre as pessoas.
As principais razões para a escassez do remédio estão ligadas ao alto consumo da droga e à transferência de propriedade do remédio da distribuidora Investi Farma para a Biopas Argentina. A empresa garantiu que está agilizando o processo para levar o Rivotril às prateleiras das farmácias.
“A pandemia de covid-19, que até hoje assola o mundo inteiro, sempre teve outra por trás, batizada por psiquiatras, neurocientistas e epidemiologistas como a pandemia mental, aquela que desencadeou os números do consumo de psicofármacos”, informou o mais recente relatório da Confederação Farmacêutica Argentina.
Fonte Revista Oeste