Diplomatas dos EUA e Rússia se reúnem diante de iminente guerra na Ucrânia

Diplomatas norte-americanos e russos se encontram em Genebra para tentar evitar um confronto entre a Rússia e a Ucrânia nesta segunda-feira, 10. Participam da conversa a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, e o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov.

Está marcada para a quarta-feira 12, em Bruxelas, um debate entre a Rússia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Já na quinta-feira, haverá uma conferência em Viena entre os EUA, a Rússia e outros países europeus.

Guerra iminente

A Ucrânia acusa a Rússia de ter hoje cerca de 100 mil soldados na fronteira entre os dois países, na prontidão de uma invasão de larga escala. Já a Rússia diz que a ação é para garantir sua própria segurança e faz diversas exigências, inclusive à própria Otan. O Kremlin exige que a aliança militar ocidental se afaste da Ucrânia.

Segundo alerta realizado na sexta-feira 7, pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, a presença militar russa na fronteira representa um risco real de conflito, e que a Otan deve estar preparada para o caso de os esforços diplomáticos fracassarem.

Fonte Revista Oeste

Categoria:

Deixe seu Comentário