Litoral: apucaranenses e araponguenses testam positivo para Covid

Um jovem empresário, de 26 anos, que mora em Apucarana, ao retornar do litoral testou positivo para Covid-19, e não foi apenas ele, outros amigos que estavam na mesma viagem contraíram o vírus.  Diversos apucaranenses que também passaram o final de ano em praias já foram diagnosticados com a doença. Em Arapongas, a saúde do município confirmou o aumento da procura por atendimento de pessoas que estavam viajando. 

O empresário contou que ele e mais nove amigos viajaram para o litoral de São Paulo no dia 29/12 e logo após a virada de ano, os primeiros sintomas apareceram. "Fomos em um grupo de amigos, todos vacinados com a primeira e segunda dose, lá ficamos na praia, saímos para jantar e logo após o ano novo um amigo começou a sentir um desconforto, dor de garganta, nada muito forte. Já no dia 02 de janeiro eu e outros amigos amanhecemos com dor no corpo e logo no dia seguinte procuramos atendimento na cidade onde estávamos, mas em São Paulo já estava um caos, longas filas para atendimento, sem testes e resolvemos voltar. Chegamos, já fizemos o teste, de 10 amigos, cinco positivaram para a covid-19 e os outros cinco aguardam resultado. Estamos todos isolados, ninguém apresentando sintomas fortes", disse.

Ainda de acordo com o jovem, outros amigos que chegaram de Santa Catarina, também testaram positivo para a Covid-19. O empresário ressaltou a importância da vacina. "Tenho muitos conhecidos que foram para Santa Catarina que testaram positivo para a Covid-19, quase todos que viajaram quando retornaram testaram para doença. A vacina foi muito importante, pois amenizou muito os sintomas da doença", comentou.

Uma vendedora de Apucarana, que também foi para o litoral, contraiu a Covid-19. A jovem, de 24 anos, foi com um grupo de amigas passar o Réveillon e ao retornar para o município, foi direto procurar atendimento médico. "Não me arrependo de ter ido viajar, tomei todos os cuidados, mas infelizmente peguei  Covid, minhas outras 4 amigas também, estamos todas isoladas, com sintomas leves, quando cheguei já tive o cuidado de avisar a loja que trabalho e nem fui trabalhar, nossos familiares estão bem, não estão com Covid, apenas nós que fomos para a praia, nós já voltamos com a doença. Todas estávamos vacinadas e acredito que por isso não tivemos sintomas graves, nem percebi que estava com Covid", conta.

De acordo com o Secretário de Saúde de Apucarana, Emídio Bachiega, a procura por atendimento em Apucarana aumentou muito nos últimos dias. "Na segunda-feira (3) foram 500 atendimentos na UPA, na terça (4) também, nesta quarta, já estamos nos aproximando dos 500 atendimentos. Também aumentou o agendamento de testes e aumentou a procura por atendimento particular, fora os atendimentos nas UBSs. A saúde de Apucarana já está trabalhando para reforçar esse atendimento", explica. 

EM ARAPONGAS

Um autônomo da cidade, de 46 anos, viajou para o litoral com a família, esposa, de 44 anos, e dois filhos, um menino de 6 anos e uma adolescente de 19. Ele testou positivo para a Covid-19 pela segunda vez. "Por sorte minha esposa e meus filhos não testaram positivo, estou isolado deles, viajamos no dia 27/12, no dia 02 de janeiro senti dor no corpo e como já tinha pegado Covid uma vez, tinha certeza que estava com a doença. No dia 03 de janeiro já estávamos de volta, procuramos a saúde de Arapongas e o teste confirmou que eu estava novamente com a Covid, dessa vez, os sintomas foram mais leves do que a primeira, e acredito que a vacinação colaborou para isso", afirmou.

O secretário municipal de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto, informou que a procura por atendimento na cidade aumentou logo após o Natal e Réveillon. Em média, antes desse período, eram realizados 45 testes por dia, e agora são 110. "A maioria das pessoas que estão buscando atendimento voltaram de viagens de final de ano. Sentimos aumento na procura por atendimento logo após as festas de final de ano e desde o dia 03 de janeiro a procura aumentou ainda mais, estamos trabalhando para atender da melhor maneira essas pessoas", finaliza.

Fonte TNOnline

Categoria:

Deixe seu Comentário