Apucarana homenageia 35 profissionais da indústria do vestuário em comemoração ao Dia do Boné

Apucarana homenageia 35 profissionais da indústria do vestuário em comemoração ao Dia do Boné

Celebração no Cine Teatro Fênix reconhece trabalhadores que contribuem para o fortalecimento do setor responsável por um dos menores índices de desemprego do Paraná

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale) e o Arranjo Produtivo Local do Boné (APL), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, homenagearam 35 colaboradores da indústria do vestuário que se destacaram em suas atividades profissionais no ano de 2025. A cerimônia, realizada na noite desta quarta-feira (5/2), no Cine Teatro Fênix, integrou as comemorações do Dia do Boné, celebrado em 31 de janeiro.

O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância estratégica do setor para a economia local. “Temos o maior orgulho das nossas indústrias de bonés e confecções, que são as grandes responsáveis por Apucarana ser o município com o menor índice de desemprego no Estado do Paraná. Como prefeito, agradeço a cada empresário e profissional que nos ajuda diariamente a construir o futuro da nossa cidade”, afirmou.

Além do reconhecimento aos profissionais, o prefeito destacou os investimentos da administração municipal na qualificação da mão de obra. “Mantemos parcerias estratégicas com o Sivale, a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Apucarana) e o Sistema S (Sebrae, Senac, Sesi e Sesc). Somente no ano passado, ofertamos mais de 1.100 vagas em cursos de formação profissional em diversas áreas. Em 2026, nossa meta é disponibilizar mais duas mil novas vagas. Uma parte significativa dos cursos é voltada à capacitação para o segmento da confecção. Além disso, na semana passada, lançamos o Programa Bolsa para o Futuro, que oferecerá bolsas integrais a 36 jovens para cursarem o Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Colégio Sesi”, declarou.

O presidente do APL, empresário Jayme Leonel, reforçou a força da cadeia produtiva do vestuário e o reconhecimento aos trabalhadores. “Apucarana é a cidade que mais produz peças e que gera o maior número de empregos formais na área do vestuário. Temos um contingente enorme de pessoas que trabalham neste segmento e merecem ser reconhecidas e valorizadas. Os profissionais homenageados foram escolhidos pelos próprios colegas de trabalho”, ressaltou.

Representando o Sivale, Elizabete Ardigo explicou a origem da data comemorativa. “O Dia do Boné é celebrado em 31 de janeiro porque foi nessa data que a primeira indústria de boné foi registrada em Apucarana. Estamos homenageando colaboradores que nos ajudam a enfrentar os desafios do dia a dia. Eles transformam matéria-prima em produtos de alta qualidade, enviados para todo o Brasil e também para o exterior. Isso faz Apucarana se destacar”, pontuou.

“O Dia do Boné foi idealizado justamente para que a gente pudesse ter uma data para reconhecer os trabalhadores e mostrar a importância do setor para a economia da cidade. Nós ficamos muito felizes de participar de momentos como esse,” disse o consultor do Sebrae, Tiago Cunha.

Presenças – Também participaram da cerimônia os vereadores Moisés Tavares e Guilherme Livoti; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Emerson Toledo; o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leyroz; a vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Carmen Lúcia Izquierdo Martins, e o presidente da ACIA Elio Pinto.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Categoria:

Deixe seu Comentário