Ciclone extratropical: formação de novo fenômeno é monitorada; Paraná tem alertas
Postado 30/01/2026 20H46
Ciclone extratropical: formação de novo fenômeno é monitorada; Paraná tem alertas
O Paraná tem alertas para tempestades neste final de semana emitidos pela Defesa Civil do Paraná e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Janeiro se despede com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). E, fevereiro, chega com a possibilidade de formação de um novo ciclone extratropical em monitoramento pelo Climatempo.
Esse ciclone pode se formar durante a quarta-feira, 4 de fevereiro. A Climatempo monitora esse cenário, que também pode estar associado à formação de uma nova frente fria na costa entre São Paulo e Rio de Janeiro.
O sistema não vai atuar diretamente sobre o continente, não vai passar sobre nenhum estado brasileiro, mas vai ajudar a formar áreas de instabilidade sobre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, aumentando as condições para chuva.
A Defesa Civil do Paraná aponta para o risco de tempestades irregulares, chuva, rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas, que podem provocar queda de galhos, alagamentos, destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia. Isso para sábado.
No domingo, 1º, há risco de tempestades pontualmente intensas, chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo localizado, que podem provocar queda de galhos, alagamentos, destelhamentos, danos em plantações e interrupção no fornecimento de energia.
Fonte: Bem Paraná
Categoria: