Tornado deixa feridos e danifica cerca de 300 casas na Grande Curitiba

Tornado deixa feridos e danifica cerca de 300 casas na Grande Curitiba

O tornado que atingiu São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no final da tarde deste sábado, 10, danificou entre 250 e 300 casas em seis bairros da cidade e deixou duas pessoas feridas.

O levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros e a administração municipal apontam o bairro mais atingido foi o Guatupê. Houve destelhamento de residências, desabamento de muros e portões; queda de telhado e pilares em 1 empresa.

No entanto houve estragos também no: Santa-fé, Jardim Cristal e Primavera. Nas regiões do Quissisana e Borda do Campo, os estragos foram de menor intensidade.

O município foi atingido por um forte vendaval com formação de tornado por volta das 18 horas. Além do destelhamento houve queda de árvores e varias casas ficaram sem energia. Segundo a Copel, foram 10 mil unidades.

Pedidos de ajuda durante tornado

Ainda conforme o levantamento dos Bombeiros, houve 5 solicitações de atendimento por conta do vendaval e vórtice de tornado. No bairro Primavera várias residências foram atingidas e a rede elétrica ficou destruída com a queda de postes. O muro da empresa AZ foi projetado sobre a via público impedindo o acesso de veículos.

De acordo com nota da Copel desta manhã de domingo, 11, ainda há 3 mil unidades sem energia no Paraná. O número de domicílios sem luz é de 1,8mil em Curitiba e 417 em São José.

Equipes da Defesa Civil Municipal distribuíram lonas para as famílias afetadas a na Subprefeitura do Guatupê. Um outro ponto de atendimento à população foi montado na distribuidora de bebidas Moreira no bairro Primavera, segundo Renan Machado, coordenador da Defesa Civil de São José dos Pinhais.

Os estragos em São José dos Pinhais

250 a 300 residências atingidas
2 vítimas (Cod 2 e Cod 1)
2 famílias desalojadas
92 lonas entregues à famílias na Subprefeitura do Guatupê.
9 Rolos de disponibilizados pelo 6º BBM à COMPDEC de SJP
5 árvores residuais para 11/01/26, sendo os cortes do dia 10/01/26 não sendo considerados risco iminente.

Fonte: Bem Paraná

Categoria:

Deixe seu Comentário