PAI promove mudança histórica na Saúde de Apucarana com mais de 10 mil atendimentos pediátricos em apenas 60 dias

PAI promove mudança histórica na Saúde de Apucarana com mais de 10 mil atendimentos pediátricos em apenas 60 dias

Entre 30 de junho e 1º de setembro, a unidade realizou 10.087 atendimentos, uma média de 160 por dia, além de 1.971 exames laboratoriais e 2.199 exames de raio-x

Em apenas 60 dias, o Pronto Atendimento Infantil de Apucarana (PAI) transformou o atendimento de urgência e emergência para crianças e adolescentes. Entre 30 de junho e 1º de setembro, a unidade realizou 10.087 atendimentos, uma média de 160 por dia, além de 1.971 exames laboratoriais e 2.199 exames de raio-x. Os resultados dos dois primeiros meses de funcionamento foram apresentados nesta quinta-feira (04/09) pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula.

“Apucarana cheia de desafios, mas também é uma cidade feita de um povo bom, ordeiro, trabalhador, servidores dedicados. E é por isso que fiz questão de estar aqui apresentando os resultados. É uma alegria poder ser o responsável por colocar em funcionamento o tão sonhado Pronto Atendimento Infantil de Apucarana. Em apenas seis meses de gestão tornamos real algo prometido por quase 20 anos, é uma mudança histórica, uma transformação na saúde da nossa cidade”, salientou o prefeito Rodolfo Mota.

Ele destacou o impacto positivo do PAI para o funcionamento de toda a rede pública de saúde. “A Clínica da Criança, que fica aqui ao lado, deixou de ser usada para urgência e emergência, funcionando agora apenas com consultas eletivas de pediatria e fonoaudiologia. E a UPA também foi beneficiada: cerca de 100 atendimentos a menos por dia significaram a redução de uma hora no tempo médio de espera para os adultos. É um ganho para todos”, reforçou Mota, agradecendo à equipe da Secretaria de Saúde, liderada pelo médico Guilherme de Paula.

A dedicação dos profissionais, reforçou o prefeito, tem se revertido na satisfação dos usuários. Pesquisa interna mostra que mais de 90% dos pais e acompanhantes avaliaram positivamente o atendimento recebido nesses dois primeiros meses. “Isso comprova que o PAI está cumprindo seu papel de forma eficiente e humanizada, reorganizando o fluxo da rede e elevando a qualidade da saúde pública em Apucarana”, pontuou Rodolfo Mota.

Moradora do Distrito de Pirapó, Eliane Pessa, estava no PAI com seu filho Miguel. O menino, de 7 anos, apresentava suspeita de fratura no braço após queda. “Está sendo muito rápido aqui. Chegamos, passamos pela triagem e fomos logo atendidos na consulta e direcionados para o raio-x”, elogiou.

O raio-x da unidade é digital. “A criança ou adolescente faz o exame de imagem e no mesmo instante o resultado já está disponível na tela do computador do médico, isso garante agilidade na avaliação e intervenções necessárias”, destaca o Dr. Guilherme de Paula, secretário municipal da Saúde.

Além dos mais de 10 mil atendimentos, ele estima que mais de 30 mil pessoas passaram pelo PAI neste período de 60 dias. “Levando-se em conta o número de atendidos e o de acompanhantes, certamente mais de 30 mil pessoas entre pacientes, mães, pais, avós, enfim, responsáveis, tenham passado pelo PAI nestes dois meses com grande aprovação”, projeta Dr. Guilherme, reafirmando o compromisso da equipe da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) com a qualidade do atendimento.

O PAI – Localizado no térreo do prédio do futuro Hospital Municipal de Apucarana, o PAI oferece atendimento de urgência e emergência a recém-nascidos até adolescentes de 16 anos, das 7 às 22 horas, todos os dias da semana. A estrutura, que tem como diretora a administradora hospitalar Rosa Mara Gregório, conta com recepção, sala de espera ampla, seis consultórios, sala de emergência, duas salas de medicação, sala com raio-x digital, além de banheiros e área de apoio, garantindo conforto aos pacientes e familiares.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

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