Apucarana qualifica equipes para atendimento de infecções sexualmente transmissíveis na gestação

Apucarana qualifica equipes para atendimento de infecções sexualmente transmissíveis na gestação
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ter consequências sérias durante a gravidez, tanto para a mãe quanto para o bebê
Cerca de 70 profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana participaram nesta sexta-feira (22/08), no auditório do Senac, de uma capacitação voltada à atualização de conhecimentos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com foco no diagnóstico, tratamento e monitoramento da sífilis na gestação.
Segundo explica o secretário da Saúde, médico Guilherme de Paula, a iniciativa visa o fortalecimento do fluxo do tratamento na rede pública municipal. “As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ter consequências sérias durante a gravidez, tanto para a mãe quanto para o bebê. É fundamental que as mulheres grávidas façam exames durante o pré-natal e sigam as orientações médicas para evitar complicações”, afirma o secretário.
A atividade foi organizada pela Divisão de Educação Permanente em Saúde, em conjunto com outras áreas da saúde, como a Vigilância em Saúde, UPA, NATTA e o setor Materno Infantil da 16ª Regional de Saúde. Participaram profissionais de todas as unidades básicas de saúde, que serão multiplicadores do conhecimento aos demais componentes da equipe. “Durante o encontro foram discutidos os sintomas da sífilis, os protocolos mais recentes, formas de atendimento, orientações para conversar com os pacientes e como fazer a notificação dos casos. Também houve espaço para troca de experiências entre os participantes”, relata Grasiela Rossetti, psicóloga do Departamento de Trabalho da AMS, Grasiela.
O prefeito Rodolfo Mota salienta que a capacitação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão municipal para melhorar o atendimento nas unidades de saúde. “Esse tipo de capacitação garante que nossas equipes estejam preparadas para atender com mais segurança, acolhimento e eficiência, protegendo especialmente as gestantes e os bebês. A saúde preventiva é prioridade em nossa gestão, e vamos seguir trabalhando para oferecer um serviço público cada vez mais humano e eficiente”, afirmou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Apucarana