Apucarana moderniza gestão e vira referência em serviços digitais .

Apucarana moderniza gestão e vira referência em serviços digitais
Na área de serviços públicos, modelo apucaranense resolve 90% das solicitações, mostrando que tecnologia e organização garantem maior eficiência
Apucarana está se tornando referência em gestão na área de serviços públicos digitais. Uma comitiva da Prefeitura de Ivaiporã esteve na cidade nesta quarta-feira (20/08) para conhecer de perto o sistema digital que está mudando a forma de atender a população. A equipe visitou o pátio de máquinas, onde cerca de 200 pedidos são registrados por dia.
O modelo apucaranense resolve 90% das solicitações a curto prazo, mostrando que tecnologia e organização garantem maior eficiência. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Wendel Metta, desde janeiro já foram abertos quase 10 mil protocolos somente neste setor, dos quais mais de 9 mil serviços já foram efetivamente atendidos.
O funcionamento do sistema se apoia em múltiplos canais de contato: site oficial, telefone, atendimento presencial e, principalmente, WhatsApp, que concentra 85% das solicitações pelo número 99626-7450. Segundo Metta, a facilidade de acesso e o alto índice de resolução fazem com que a população tenha confiança em procurar o serviço.
No pátio de máquinas, a operação é monitorada por duas pessoas responsáveis por registrar os pedidos, gerar protocolos e acompanhar cada etapa. Segundo Metta, o processo é simples: o cidadão aciona a Prefeitura, recebe o protocolo e pode seguir o andamento do serviço até a conclusão diretamente no sistema.
Os pedidos mais comuns são recolhimento de móveis, poda de galhos, tapa-buracos, limpeza de bueiros, caminhão-pipa, melhorias em estradas rurais, manutenção e limpeza urbana. O secretário afirma ainda que o protocolo digital gera um banco de dados, que facilita a tomada de decisão, permitindo priorizar áreas com maior demanda e realocar equipes com mais eficiência.
Fonte: Prefeitura de Apucarana