Câmara de Apucarana entrega Título de Cidadão Honorário ao Coronel Figueiredo

Câmara de Apucarana entrega Título de Cidadão Honorário ao Coronel Figueiredo

Honraria foi entregue durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (10)

Em uma noite marcada por emoção, a Câmara Municipal de Apucarana realizou nesta quinta-feira (10) sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao coronel Alexandre Pereira Figueiredo, ex-comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec). A honraria é de autoria do então vereador e atual secretário municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Rodrigo Lauer Lievore, o Recife.

A cerimônia, conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Danylo Acioli (MDB), contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares, amigos e membros da comunidade. Também estiveram presentes os vereadores Moisés Tavares (PP), Wellington Gentil (Agir), Guilherme Livoti (União Brasil) e Eliana Rocha (Solidariedade), além do prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), e do vereador licenciado e diretor da Aserfa, José Airton Deco de Araújo (Agir). 

A homenagem foi concedida em reconhecimento ao trabalho exemplar desempenhado pelo coronel Figueiredo no município. Em seu discurso, o homenageado agradeceu, visivelmente emocionado. “A partir de agora, não sou apenas um manauara de natureza. Sou um apucaranense de coração e de direito”, declarou, ao destacar a ligação afetiva construída com Apucarana durante sua permanência na cidade. 

O autor da proposição, Rodrigo Recife, enalteceu o legado deixado pelo militar. “O comandante fez um belíssimo trabalho, sobretudo no combate à dengue. Além disso, é um homem íntegro, comprometido com o bem comum. Seu trabalho em Apucarana merece esse reconhecimento por tudo que ele representou para a nossa população”, ressaltou. 

O presidente Danylo Acioli também destacou a atuação do coronel em um dos momentos mais desafiadores da cidade.
“Durante a guerra contra a dengue, o coronel Figueiredo trouxe o Exército para as ruas, no bom sentido, demonstrando o verdadeiro espírito do ‘braço forte, mão amiga’. Ele se tornou parte da nossa história”, afirmou. 

Sobre o homenageado

Natural de Manaus (AM), o coronel Alexandre Pereira Figueiredo, de 46 anos, assumiu o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado em dezembro de 2022, cargo que exerceu até 2024. É casado com Juliana Sabino Neves Figueiredo e pai de três filhos: Mariana, Felipe e Izabela.

É formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), e pós-graduado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro (RJ). Iniciou sua carreira como oficial em 2000, servindo no Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva.

Ao longo de sua trajetória, atuou em diversas regiões do país e representou o Brasil em missões internacionais. No território nacional, foi instrutor da AMAN (2004–2007), comandou a Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, em Corumbá (MS), entre 2014 e 2015, e liderou o 30º BIMec em Apucarana no biênio 2023–2024.

No exterior, foi instrutor da Jungle and Amphibious Training School, na Guiana (2011), integrou o Estado-Maior da Brigada Paraquedista da Espanha e comandou o 12º contingente brasileiro na Força Interina das Nações Unidas no Líbano, em 2020.

Atualmente, coronel Figueiredo atua no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília (DF), e está designado para assumir, a partir de julho de 2026, a função de Delegado Alterno da Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, Estados Unidos.

Categoria:

Deixe seu Comentário