Apucarana promove vacinação contra a gripe em supermercados e reforça alerta aos pais de crianças

Apucarana promove vacinação contra a gripe em supermercados e reforça alerta aos pais de crianças

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), 11 crianças com idades até 11 anos já perderam a vida neste ano no Estado devido a complicações de doenças respiratórias. No mesmo período do ano passado, o número de óbitos nesta faixa etária era de quatro, o que representa um salto de 175%

A Autarquia de Saúde de Apucarana (AMS) divulgou nesta quinta-feira (22/05) uma nova fase da campanha de vacinação contra a gripe. Visando ampliar a cobertura vacinal da população, postos volantes de vacinação estão funcionando desde a semana passada, de quinta a sábado, nos supermercados Muffato (Igrejinha), Amigão e Boxe Atacadista. No sábado, a estratégia também estará sendo desenvolvida no Espaço das Feiras, à partir deste sábado (24/05), das 8 da manhã até o meio-dia.

Segundo esclarece o secretário de Saúde, médico Guilherme de Paula, nas quintas e sextas-feiras o horário de atendimento nos mercados é das 18 às 20h30 e, no sábado, entre as 16 e 20 horas. Já no Espaço das Feiras, o atendimento acontece das 8 às 12 horas. “Além desta ação extramuros, também vamos desenvolver um atendimento diferenciado nas unidades básicas de saúde, com a implementação de horários diferenciados para levar a vacinação a mais apucaranenses, especialmente ao público infantil, além de busca ativa em empresas da cidade”, informa o secretário. “Na vacinação realizada na semana passada nos supermercados (Muffato e Amigão), alcançamos 230 crianças”, relata de Paula, destacando a importância da apresentação da carteirinha de vacina e documento de identificação pessoal no ato da vacinação.

Ele esclarece que a vacina está disponível para todas as faixas etárias, mas reforça a preocupação quanto à baixa adesão da imunização entre o público infantil. “Apenas 1.587 crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias foram vacinadas até o momento, o que representa 18,19% de cobertura nesse grupo em Apucarana”, informa o secretário.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), 11 crianças com idades até 11 anos já perderam a vida neste ano no Estado devido a complicações de doenças respiratórias. No mesmo período do ano passado, o número de óbitos nesta faixa etária era de quatro, o que representa um salto de 175%. “O público infantil é um dos mais vulneráveis a complicações causadas pelo vírus da influenza. Por isso reforçamos o chamado aos pais e responsáveis para levarem seus filhos às unidades de vacinação, lembrando que a imunização é segura, gratuita e essencial para a proteção individual e coletiva”, diz o prefeito Rodolfo Mota, salientando que Apucarana tem atuado diariamente no sentido de ampliar a cobertura vacinal, especialmente contra a influenza. “Vacina é um ato de amor e proteção”, reforça o prefeito, frisando que a vacina também está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 em todas as UBS’s com sala de imunização.

Segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Apucarana conta com uma taxa de vacinação de 32,44%, superior à média geral nacional de 28,78% e bem próxima da média geral estadual de 35,31%”. Somente neste ano, a rede pública de saúde de Apucarana atendeu a 3.570 casos de pacientes com doenças respiratórias. “A vacinação contra a influenza é fundamental para prevenir complicações respiratórias, internações e óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades”, esclarece Pablo Saito, coordenador da Vigilância Epidemiológica da AMS, Pablo Saito.

Com relação a outros públicos, Apucarana vacinou até o momento 275 gestantes (25,35%), 9.265 idosos (37,93%) e 7.471 pessoas da população em geral. “A imunização também contribui para a redução da sobrecarga nos serviços de saúde, em especial durante o outono e inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios”, frisa o enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, coordenador da Vigilância em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS).

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Categoria:

Deixe seu Comentário