Cardeais fazem 'pausa para reflexão' antes de conclave.

Cardeais fazem 'pausa para reflexão' antes de conclave

Por ocasião do "Dia de São José Operário", feriado no Vaticano, os cardeais fazem nesta quinta-feira (1º) uma pausa para reflexão antes do início do conclave para eleger o novo líder da Igreja Católica, marcado para o próximo dia 7 de abril.
Na data que também é celebrado o "Dia Mundial do Trabalho" não está prevista nenhuma congregação geral, após a sétima reunião realizada ontem (30) ter abordado a situação econômica e financeira da Santa Sé, além da evangelização e a necessidade de coerência entre a vida e o anúncio do Evangelho.
O único compromisso na agenda dos religiosos será apenas a sexta missa dos "Novendiali", ou seja, os nove dias de missas em sufrágio do finado papa Francisco, como manda a tradição católica.
A celebração está marcada para às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e será presidida pelo cardeal Victor Manuel Fernandez, ex-prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. A missa de hoje é dedicada em particular à Cúria Romana, mas todos que desejarem, mesmo entre os fiéis, podem participar.
As congregações dos cardeais serão retomadas nesta sexta-feira (2) e no sábado (3). Por enquanto, não há uma cúpula marcada para domingo (4).
Enquanto isso, os últimos cardeais eleitores que ainda não chegaram na Itália estão a caminho de Roma. Até quarta, 124 dos 133 já estavam presentes no encontro pré-conclave. No total, seriam 135 religiosos com direito a voto, mas dois confirmaram a ausência por problemas de saúde.
Trata-se do espanhol Antonio Canizares Llovera e do queniano John Njue, enquanto o bósnio Vinko Puljic, que obteve permissão de seus médicos para ir a Roma, não votará na Capela Sistina, mas na Casa Santa Marta.
Nenhuma outra ausência foi anunciada até este momento. Com a queda no número total de eleitores, o quórum para eleger o novo Papa passou de 90 para 89 votos.
Fonte: Terra

Categoria:

Deixe seu Comentário