Usina Hidrelétrica e Defesa Civil realizam simulado de evacuação em cidade do interior do Paraná

Usina Hidrelétrica e Defesa Civil realizam simulado de evacuação em cidade do interior do Paraná

Programado para ocorrer em 13 de abril, simulado integra o plano de ações preventivas para a segurança operacional
Neste domingo (13), a ENGIE Brasil Energia realiza mais uma importante etapa das suas ações preventivas nas áreas de segurança operacional da Usina Hidrelétrica Salto Santiago, em Saudade do Iguaçu, no Rio Iguaçu, na região central do Paraná.
O simulado de evacuação de emergências nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) faz parte de um conjunto de ações que têm como objetivo atender às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012) e da Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis 12.334/2010 e 14.066/2020).
“Nos últimos anos, por meio de um planejamento em fases, realizamos o aerolevantamento e o processamento das áreas de influência operacional, o cadastramento populacional, a delimitação das rotas de fuga e pontos de encontro, além da implementação da sinalização de evacuação e do sistema de alerta sonoro. A realização do simulado faz parte de um programa de capacitação para os moradores localizados nas áreas de influência operacional a jusante da usina, que ocorrerá periodicamente”, afirma Paulo Feitosa, gerente da Usina Hidrelétrica Salto Santiago.
O simulado, realizado em parceria com os órgãos de Proteção e Defesa Civil, tem como objetivo orientar os moradores sobre procedimentos de autossalvamento, garantindo uma evacuação rápida, eficaz e segura em situações de emergência. Essas ações são de caráter preventivo, pois as barragens e suas estruturas atendem plenamente aos requisitos de segurança, não apresentando qualquer risco à comunidade.
SERVIÇO:
Simulado Usina Salto Santiago
13/04/2025, a partir das 7:30 horas
Mais informações em: https://www.engie.com.br/atividades/geracao-de-energia/seguranca-de-barragens/ 
Fonte: Bem Paraná
Categoria:

Deixe seu Comentário