Câmara aprova projeto de lei que substitui alvarás por QR Code

Câmara aprova projeto de lei que substitui alvarás por QR Code

Projeto do vereador Guilherme Livoti propõe alterações no Código de Posturas do município

A Câmara de Apucarana aprovou na última segunda-feira (24), por unanimidade, o Projeto de Lei complementar nº 4 de 2025, de autoria do vereador Guilherme Livoti (União Brasil), que propõe alterações no Código de Posturas do município. A proposta tem como objetivo permitir que estabelecimentos comerciais e outros locais de atendimento ao público possam adotar tecnologias como QR Code e plaquetas NFC (Near Field Communication) como alternativas aos alvarás exigidos pela legislação atual.   

Na apresentação do projeto, o vereador Livoti apresentou os resultados de uma pesquisa que realizou, comparando as exigências legais municipais, estaduais e federais sobre a quantidade de álvaras que os comerciantes de Apucarana são obrigados a manter em seus estabelecimentos. 

“Este projeto que chamo de “Projeto do QR Code” permite que comerciantes apresentem alvarás e códigos de defesa do consumidor por meio de QR Code. Tudo isso ajuda a reduzir a poluição visual, melhora o ambiente e facilita a vida das pessoas. Para mostrar aos meus colegas vereadores e à população, fiz uma pesquisa que revelou mais de 11 metros de alvarás com leis, o que demonstra o tamanho da burocracia que enfrentamos: 35 leis municipais, 17 estaduais e 18 federais”, esclareceu. 

Livoti destacou que a proposta está alinhada com os princípios de desburocratização, inclusão digital, liberdade econômica e modernização das práticas administrativas, sem comprometer a acessibilidade das informações para os cidadãos. Além disso, oferece uma alternativa mais eficiente e sustentável ao uso do papel. 

Para o presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), este projeto representa um avanço tecnológico importante para a cidade. “Estamos falando de uma iniciativa que não só moderniza a forma como os comerciantes interagem com a legislação, mas também desburocratiza processos que, muitas vezes, se tornam um peso para quem está gerando emprego e renda. O uso de tecnologias como o QR Code e as plaquetas NFC é uma solução inteligente e eficiente”, complementa.


Categoria:

Deixe seu Comentário