Novos Diretores Escolares passam por formação antes de assumirem o cargo

Novos Diretores Escolares passam por formação antes de assumirem o cargo

A Autarquia Municipal de Educação está promovendo, nesta semana, a transição de diretores nos 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 36 Escolas Municipais de Apucarana. Os novos diretores assumirão seus cargos para o biênio 2025/2026 e serão empossados em cerimônia marcada para a próxima sexta-feira (28/3), às 19h30, no Cine Teatro Fênix.

A presidente da Comissão Central do Processo de Escolha para Diretores Escolares, professora Adilene Ananias, detalhou como está sendo realizada a transição nas unidades de ensino. “Ao longo desta semana, os novos diretores estão acompanhando os que deixarão o cargo, com o objetivo de se familiarizarem com a documentação e a rotina administrativa das escolas e CMEIs. Desde ontem (24) até o dia 27, eles também estão participando de uma formação sobre Gestão Escolar, que acontece no período noturno, no auditório do SENAC. A formação está sendo conduzida pela professora doutora Adriana Salvaterra, da UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná”, explicou.

O Processo de Escolha para Diretores Escolares foi composto por cinco etapas: inscrição e envio da documentação exigida pelo Decreto 97/2025, aprovação em Prova de Méritos, Prova de Títulos, Avaliação Funcional de Desempenho do Servidor e Consulta Pública aos Servidores das instituições de ensino. “Dos 114 candidatos aptos a concorrer, 38 foram aprovados ao final do concurso. A administração municipal indicou os novos diretores nas unidades de ensino que não tiveram candidatos aprovados”, complementou Claudemir Ockner, membro da Comissão Central do Processo de Escolha.

O cargo de diretor escolar é de grande responsabilidade e desempenha um papel essencial na gestão da instituição. Entre suas funções estão a administração das finanças da escola, a prestação de contas à comunidade escolar, a gestão de pessoal, a manutenção dos recursos e estoques, o conhecimento das legislações e normas educacionais, a liderança na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o fortalecimento do relacionamento entre a equipe escolar e as famílias dos alunos.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

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