Porto de Paranaguá: iniciam escavações do poço de recebimento de cargas do Moegão
Postado 29/01/2025 20H16

Porto de Paranaguá: iniciam escavações do poço de recebimento de cargas do Moegão
Começaram as escavações e a concretagem das vigas de coroamento da moega, que vai revolucionar o recebimento de cargas no Porto de Paranaguá. A estrutura faz parte do complexo Moegão, a maior obra pública portuária em andamento no Brasil, que já está 23% executada. Nesta quarta-feira (29), a equipe da Diretoria de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná esteve no canteiro de obras para verificar o início da nova fase dos trabalhos.Ao todo, a Portos do Paraná está investindo mais de R$ 600 milhões, incluindo a readequação rodoferroviária que compõe a estrutura do sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos. O Moegão terá capacidade para receber simultaneamente 180 vagões carregados de granéis sólidos vegetais (soja, milho e farelos de soja ou milho). O complexo contará com três linhas férreas independentes para o acesso das composições, sendo que, em cada uma delas, três vagões serão descarregados ao mesmo tempo.
“O novo Moegão vai colocar o Porto de Paranaguá em um novo patamar. A agilidade no recebimento de produtos será algo inigualável, sem contar que estamos nos antecipando para atender a expansão do modal ferroviário, que deverá aumentar ainda mais o fluxo de cargas em direção ao Porto de Paranaguá”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
- Garcia aponta ainda que a nova estrutura reduzirá de 16 para cinco o número de cruzamentos férreos nas vias da cidade. Com isso, haverá menos interrupções no trânsito e, consequentemente, uma quantidade menor de caminhões transitando na região portuária.
ESTRUTURA - O poço da moega terá 50 metros de comprimento, 17,5 metros de largura e 7 metros de profundidade. Já na área do poço do elevador da moega, a profundidade será de 14 metros. “Estamos com 144 colaboradores envolvidos nas atividades. Somente na moega, são cerca de 100 pessoas, e as outras 40 atuam nos projetos e nas compras”, disse Diego das Neves Linhares, engenheiro civil do consórcio responsável pelas obras.
Neves lembra que alguns pré-moldados já estão prontos e várias outras peças seguem em produção. “Temos 25 cones prontos, quatro pilares concretados e muitas armações preparadas para a produção de mais peças pré-moldadas para a próxima etapa da obra”, destacou.
A expectativa da Diretoria de Engenharia e Manutenção é que, a partir de fevereiro, comece o içamento das galerias do complexo, e, a partir do segundo semestre, inicie a instalação de parte dos equipamentos do sistema eletromecânico da moega.
Fonte: AEN
Categoria: