Porto de Paranaguá recebe novo meganavio de 366 metros, que tem escala única no Paraná.
Postado 07/02/2024 17H48

Porto de Paranaguá recebe novo meganavio de 366 metros, que tem escala única no Paraná
O Porto de Paranaguá recebeu nesta quarta-feira (07) o meganavio MSC Elisa XIII, do armador Mediterranean Shipping Company (MSC), que fez uma escala única no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Além do comprimento ser 12 vezes maior que o Cristo Redentor, com 366 metros, o navio possui 48,20 metros de largura, 139,7 mil toneladas de capacidade e pode transportar até 14.432 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner). O navio vem dos Estados Unidos, faz atracação no Porto de Paranaguá, e segue para Singapura.Antes da chegada do MSC Elisa XlIl, outro navio de mesmo porte já havia atracado cinco dias antes. Em 29 de janeiro foi a vez do MSC Natasha XIII, embarcação irmã do Elisa, que possui exatamente as mesmas características de comprimento, largura e capacidade. A embarcação desta semana é a segunda deste porte a ser recebida no Estado e a maior já registrada no Paraná. O recorde anterior era do APL Yangshan, do armador francês CMA CGM, em novembro de 2022, com 347 metros.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comentou a importância da ampliação do calado, por meio de obras e serviços de dragagens realizados pela empresa pública, para atrair grandes navios. “São as obras de derrocagem e os serviços de dragagem, realizados pela Portos do Paraná, que nos permitem receber navios cada vez maiores, ampliando nossa capacidade de movimentação e permitindo nosso avanço pelo mundo todo”, afirmou.
- Atualmente, o calado (profundidade entre o ponto mais baixo do navio até a linha d’água) para porta-contêineres em Paranaguá é de 12,3 metros nos canais principal e alternativo.
A expectativa é que até o final de fevereiro a TCP passe de 3.624 para 5.268 tomadas, o que representa uma ampliação de 45% da área. O investimento busca manter o Porto de Paranaguá como o maior corredor de movimentação deste tipo de proteína no mundo.
A gerente comercial de armadores da empresa que administra o TCP, Carolina Brown, destaca a importância de ser o primeiro terminal brasileiro a receber os porta-contêineres. “A atracação das embarcações MSC Natasha XIII e MSC Elisa XIII demonstram a aptidão da TCP para receber navios desta magnitude. Nossa estrutura permite atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando suas operações de maneira eficiente, e trazendo novas oportunidade de negócios para nossos clientes, que podem escoar um volume cada vez maior de produtos", complementou.
Fonte: AEN
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